Instalações Hidráulicas de Combate a Incêndios nas Edificações - 5ª edição
5ª edição, 2016, 720 páginas.
Revisada, atualizada e ampliada.
Este livro, que já está na 5ª edição, trata de instalações hidráulicas de combate a incêndios nas edificações, exclusivamente de sistemas de hidrantes, mangotinhos e chuveiros automáticos (sprinklers). A abordagem é didática, objetiva e simples de tal forma que seja acessível a todos os profissionais e estudantes iniciantes na área.
são feitas as exposições dos principais materiais, dispositivos e equipamentos usados nas instalações citadas, bem como, sua forma de utilização, adequado posicionamento, inspeções, testes e manutenção.
Como os sistemas hidráulicos de combate a incêndios trabalham com pressões e vazões mínimas superiores às de uma instalação predial convencional, sempre deve ser utilizado um sistema de bombas de incêndio para recalcar a água com pressão suficiente para produzir a vazão requerida ou, simplesmente, reforçar a pressão da gravidade natural existente. Sempre o sistema de bombas se torna o coração de todo o sistema hidráulico e, por isso, é merecedor de especial destaque no livro.
Ao longo do livro são destacados alertas, cuidados, observações e recomendações, com o objetivo de orientar os profissionais sobre detalhes importantes que devem ser considerados no projeto e execução de uma instalação hidráulica de combate a incêndios. Em dois capítulos são expostos dois projetos, um de sistema de hidrantes e outro de sistema de mangotinhos, sendo um capítulo com os roteiros de dimensionamento passo a passo e outro com sete exemplos reais de dimensionamento passo a passo. Num outro capítulo são expostos dois projetos de sistemas de chuveiros automáticos (sprinklers), um com os roteiros de dimensionamento passo a passo usando tabelas e outro o cálculo hidráulico, e outro capítulo com dois exemplos reais de dimensionamento passo a passo por tabelas e por cálculo hidráulico.
O livro tem também como objetivo ajudar na mudança da cultura de segurança em nosso país. Uma instalação de combate a incêndios visa preservar as vidas, o patrimônio e o processo produtivo e, para isso, o projeto deve ser bem elaborado, executado e, principalmente, mantido, sem considerar somente os custos envolvidos como costuma acontecer.