Por favor, aguarde! Estamos processando.

Resumos

Instalações Hidráulicas de Combate a Incêndios nas Edificações - 5ª edição

5ª edição, 2016, 720 páginas.
Revisada, atualizada e ampliada.

Este livro, que já está na 5ª edição, trata de instalações hidráulicas de combate a incêndios nas edificações, exclusivamente de sistemas de hidrantes, mangotinhos e chuveiros automáticos (sprinklers). A abordagem é didática, objetiva e simples de tal forma que seja acessível a todos os profissionais e estudantes iniciantes na área.

são feitas as exposições dos principais materiais, dispositivos e equipamentos usados nas instalações citadas, bem como, sua forma de utilização, adequado posicionamento, inspeções, testes e manutenção.

Como os sistemas hidráulicos de combate a incêndios trabalham com pressões e vazões mínimas superiores às de uma instalação predial convencional, sempre deve ser utilizado um sistema de bombas de incêndio para recalcar a água com pressão suficiente para produzir a vazão requerida ou, simplesmente, reforçar a pressão da gravidade natural existente. Sempre o sistema de bombas se torna o coração de todo o sistema hidráulico e, por isso, é merecedor de especial destaque no livro.

Ao longo do livro são destacados alertas, cuidados, observações e recomendações, com o objetivo de orientar os profissionais sobre detalhes importantes que devem ser considerados no projeto e execução de uma instalação hidráulica de combate a incêndios. Em dois capítulos são expostos dois projetos, um de sistema de hidrantes e outro de sistema de mangotinhos, sendo um capítulo com os roteiros de dimensionamento passo a passo e outro com sete exemplos reais de dimensionamento passo a passo. Num outro capítulo são expostos dois projetos de sistemas de chuveiros automáticos (sprinklers), um com os roteiros de dimensionamento passo a passo usando tabelas e outro o cálculo hidráulico, e outro capítulo com dois exemplos reais de dimensionamento passo a passo por tabelas e por cálculo hidráulico.

O livro tem também como objetivo ajudar na mudança da cultura de segurança em nosso país. Uma instalação de combate a incêndios visa preservar as vidas, o patrimônio e o processo produtivo e, para isso, o projeto deve ser bem elaborado, executado e, principalmente, mantido, sem considerar somente os custos envolvidos como costuma acontecer.

A Proteção Contra Incêndios no Projeto de Edificações / ESGOTADO

3ª edição, 2016, 640 páginas.
Revisada, atualizada e ampliada.

Este livro, que está na 3ª edição, trata das instalações básicas de proteção contra incêndios necessárias em edificações convencionais. Este livro praticamente complementa o livro 1 = Instalações Hidráulicas de Combate a Incêndios nas Edificações. Na elaboração do projeto arquitetônico de uma edificação devem-se elaborar conjuntamente os demais projetos de engenharia, como estrutural, hidráulico, elétrico, de proteção contra incêndios, e outros.

A edificação, de acordo com a ocupação, área, altura e carga térmica, pode necessitar de maiores condições de proteção contra incêndio, que podem ser bem invasivas nos espaços arquitetônicos, como escadas amplas, sistema de chuveiros automáticos, caixas de incêndio, extintores de incêndio, e outros. O projeto desses espaços e das instalações não pode ser elaborado após a conclusão do projeto arquitetônico. Isto vale da mesma forma para os demais projetos, porque os espaços necessários para cada um deles devem ser previstos e compatibilizados para que as respectivas execuções sejam mais rápidas, sem desperdícios de matérias e com melhores condições de funcionamento. Todos os projetos devem ser elaborados simultaneamente de forma coordenada.

No livro se enfatiza a segurança das pessoas com uma abordagem ampla sobre as saídas de emergência, com 144 páginas. Também é apresentada a acessibilidade universal para deficientes nas rotas de saídas de emergência, obrigatória pela Lei Federal 2596, de 02 de dezembro de 2004. Este capítulo é praticamente um livro dentro do livro. No total são 18 capítulos, com mais de 400 imagens coloridas e pretas e brancas, e 100 fotos coloridas.