Home

Livros

Instalações Hidráulicas de Combate a Incêndios nas Edificações - 5ª edição

R$ 250.00
Resumo do Livro

A Proteção Contra Incêndios no Projeto de Edificações

R$ 230.00
Resumo do Livro

RESUMO DO LIVRO 1:

INSTALAÇÕES HIDRÁULICAS DE COMBATE A INCÊNDIOS NAS EDIFICAÇÕES

EDIÇÃO ESGOTADA - Aguarde em breve nova edição.
5ª edição, 2015, 700 páginas.
Revisada, atualizada e ampliada.

RESUMO:

Este livro, que já está na 5ª edição, trata de instalações hidráulicas de combate a incêndios nas edificações, exclusivamente de sistemas de hidrantes, mangotinhos e chuveiros automáticos (sprinklers). A abordagem é didática, objetiva e simples de tal forma que seja acessível a todos os profissionais e estudantes iniciantes na área.

São feitas as exposições dos principais materiais, dispositivos e equipamentos usados nas instalações citadas, bem como, sua forma de utilização, adequado posicionamento, inspeções, testes e manutenção.

Como os sistemas hidráulicos de combate a incêndios trabalham com pressões e vazões mínimas superiores às de uma instalação predial convencional, na maioria das vezes deve ser utilizado um sistema de bombas de incêndio para recalcar a água com pressão suficiente para produzir a vazão requerida ou, simplesmente, reforçar a pressão natural existente. Nestes casos, o sistema de bombas se torna o coração de todo o sistema hidráulico e, por isso, é merecedor de especial destaque no livro.

Ao longo do livro são destacados alertas, cuidados, observações e recomendações, com o objetivo de orientar os profissionais sobre detalhes importantes que devem ser considerados no projeto e execução de uma instalação hidráulica de combate a incêndios. Em dois capítulos são expostos dois projetos, um de sistema de hidrantes e outro de sistema de mangotinhos, sendo um capítulo com os roteiros de dimensionamento passo a passo e outro com sete exemplos reais de dimensionamento passo a passo. Num outro capítulo são expostos dois projetos de sistemas de chuveiros automáticos (sprinklers), um com os roteiros de dimensionamento passo a passo usando tabelas e outro o cálculo hidráulico, e outro capítulo com dois exemplos reais de dimensionamento passo a passo por tabelas e por calculo hidráulico.

O livro tem também como objetivo ajudar na mudança da cultura de segurança em nosso país. Uma instalação de combate a incêndios visa preservar as vidas, o patrimônio e o processo produtivo e, para isso, o projeto deve ser bem elaborado, executado e, principalmente, mantido, sem considerar somente os custos envolvidos como costuma acontecer.



TÓPICOS DO LIVRO


• Capítulo 1: O PROJETO DE PROTEÇÃO CONTRA INCÊNDIOS:

Objetivos do projeto de proteção; Os modelos de elaboração dos projetos de uma edificação; Os profissionais intervenientes no projeto de segurança contra incêndios; A segurança contra incêndios em edificações altas; A segurança contra incêndios em edificações existentes; O comportamento humano em situações de risco; O círculo de proteção contra incêndios.

• Capítulo 2: CLASSIFICAÇÃO DAS EDIFICAÇÕES (Dec. Estadual SP – 56.819:2011)

Classificação das edificações quanto a sua ocupação; Classificação das edificações quanto a sua altura; Classificação das edificações quanto a sua área; Classificação das edificações quanto a sua carga de incêndio.

• Capítulo 3: MEDIDAS DE PROTEÇÃO CONTRA INCÊNDIOS (Dec. Estadual SP – 56.819:2011)

Medidas de proteção para edificações com área inferior ou igual a 750 m²; Medidas de proteção para edificações com área superiora 750 m² e altura superior a 12 m; Medidas de proteção para edificações existentes; Como determinar as medidas de proteção contra incêndios.

• Capítulo 4: A ÁGUA COMO AGENTE EXTINTOR DE INCÊNDIOS

O fogo; Classes de fogo; Causas de incêndios; Propagação do fogo; Métodos de extinção do fogo; Agentes extintores; O agente extintor “água”; Tipos de sistemas hidráulicos de combate a incêndios.

• Capítulo 5: DISPOSITIVOS, MATERIAIS E ACESSÓRIOS

Canalizações e conexões; Reservatórios; Suportes e tirantes de fixação; Proteção das canalizações; Válvulas; Conexões de testes e de drenagem; Arranjos combinados de chuveiros automáticos e de hidrantes.

• Capítulo 6: SISTEMAS DE HIDRANTES E DE MANGOTINHOS

Tipos de sistemas sob comando; Vazões e características principais dos sistemas sob comando; Composição dos sistemas sob comando; Abastecimento de água; Vazão e reserva técnica de incêndio; Reservatórios; Barrilete e coluna de incêndio; Tomadas de incêndio; Abrigos ou caixas de incêndio; Detalhamento dos tipos de sistemas sob comando; Modos de operação dos sistemas sob comando; Hidrante ou dispositivo de recalque; Sistema de hidrantes x sistema de mangotinhos; Erros mais comuns nas instalações sob comando.

• Capítulo 7: SISTEMAS DE CHUVEIROS AUTOMÁTICOS (sprinklers)

Classificações das edificações segundo as suas operações; Chuveiros automáticos; Princípios básicos de funcionamento dos sistemas de chuveiros automáticos; Elementos de um sistema de chuveiros automáticos; Rede hidráulica de distribuição; Requisitos de instalação de um sistema de chuveiros automáticos; Tipos de chuveiros automáticos; Instalação de chuveiros automáticos em situações especiais; Fixação da rede de distribuição; Abastecimento de água para os sistemas de chuveiros automáticos; Erros mais comuns em sistemas de chuveiros automáticos.

• Capítulo 8: TIPOS DE SISTEMAS DE CHUVEIROS AUTOMÁTICOS

Sistema de Canalização Molhada (Wet Pipe System); Sistema de Canalização Seca (Dry Pipe System); Sistema de Pré-Ação (Pre-Action System); Sistema Dilúvio (Deluge System).

• Capítulo 9: BOMBAS DE INCÊNDIO

Estrutura do sistema de bombas; O grupo motor bomba; Bombas centrífugas; Motores; Perda de carga nas canalizações de incêndio; Perda de carga nas mangueiras de hidrantes e nos mangotinhos; Perda de carga nos esguichos; Pressões nas tomadas de incêndio; Altura manométrica; Dimensionamento do sistema de bombas; Curvas características; Seleção da bomba de incêndio; Exemplos.

• Capítulo 10: SISTEMAS DE HIDRANTES E DE MANGOTINHOS (Orientações para o projeto)

Dimensionamento de sistemas de hidrantes e de mangotinhos; Sistema de hidrantes/mangotinhos abastecido por reservatório inferior; Sistema de hidrantes/mangotinhos abastecido por reservatório superior; Desenvolvimento do projeto passo a passo.

• Capítulo 11: SISTEMAS DE HIDRANTES E DE MANGOTINHOS (Exemplos de dimensionamento)

Edificação Vertical: Sistemas de hidrantes/mangotinhos com esguichos tronco-cônicos ou reguláveis alimentados por reservatório inferior; Sistemas de hidrantes/mangotinhos com esguichos tronco-cônicos ou reguláveis alimentados por reservatório superior; Estudo comparativo entre os sistemas de hidrantes e de mangotinhos.

• Capítulo 12: SISTEMAS DE CHUVEIROS AUTOMÁTICOS (Orientações para o projeto)

Dimensionamento de sistemas de chuveiros automáticos; Projeto de sistema de chuveiros automáticos por tabelas; Projeto de sistema de chuveiros automáticos por cálculo hidráulico; Roteiros para o dimensionamento passo a passo.

• Capítulo 13: SISTEMAS DE CHUVEIROS AUTOMÁTICOS (Exemplos de dimensionamento)

Dimensionamento de sistemas de chuveiros automáticos – Características gerais; Exemplo passo a passo de dimensionamento por tabelas; Exemplo passo a passo de dimensionamento por cálculo hidráulico.

• Capítulo 14: INSPEÇÃO, TESTE E MANUTENÇÃO

Condições de aceitação dos sistemas hidráulicos; Plano de manutenção; Desativação dos sistemas de proteção contra incêndios; Inspeção, teste e manutenção dos sistemas hidráulicos.

• Apêndices e Anexos

Glossário; Referências bibliográficas; Sistemas de unidades; Endereços na internet (saites); Aplicabilidade dos sistemas de hidrantes e de mangotinhos; Carga de incêndio nas edificações e áreas de risco; Sistemas de chuveiros automáticos – Classificação das edificações; Contatos com o autor.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA


O livro foi todo baseado nas normas brasileiras vigentes e atuais da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), nas normas da National Fire Protection Association (NFPA), dos Estados Unidos da América, e nas Instruções Técnicas do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo.

Serão apresentadas a seguir as principais normas específicas dos sistemas hidráulicos abordados. As normas sobre materiais, dispositivos, equipamentos e sinalização de segurança estão relacionadas na bibliografia do livro.


Normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas:

• NBR 13.714 - Sistemas de Hidrantes e Mangotinhos;
• NBR 10.897 - Sistemas de Chuveiros Automáticos.

Normas da National Fire Protection Association (NFPA)

• NFPA 14 - Standpipe and Hose Systems;
• NFPA 13 - Sprinklers Systems;
• NFPA 20 - Centrifugal Fire Pumps;
• NFPA 22 - Water Tanks for Private Fire Protection;
• NFPA 25 - Inspeção, Teste e Manutenção em Sistemas
Hidráulicos de Combate a Incêndio.

Instruções Técnicas do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo:

• IT 14 - Cargas de Incêndio em Edifícios e Áreas de Risco;
• IT 22 - Sistemas de Hidrantes e Mangotinhos para Combate a Incêndio;
• IT 23 - Sistemas de Chuveiros Automáticos;
• IT 24 - Sistemas de Chuveiros Automáticos para Áreas de Depósito.

Decreto 56.819: 2011, do Estado de São Paulo e Lei 14.376:2013, do Estado do Rio Grande do Sul.